top of page

Quando a vida é uma euforia - desdobramento entre o educativo e a desmontagem da exposição

“Com a curadoria sensível e potente de Mamé Shimabukuro que tinha a missão de levar a criação desta artista admirável para um espaço intimista onde ali mostrasse o olhar criativo de Joana sobre a sua paixão pelo carnaval, uma festa tão popular com tantos simbolismos, e que entregou a sua arte em grande escala para alegrar os carnavais. O resultado desta montagem ficou esplendoroso, uma exposição que teve um percurso artístico que instiga o espectador ao protagonismo, ativando a memória e o sensorial de cada visitante.”

Carla Valença | Relicário Produções

 

 

A exposição Quando a vida é uma euforia foi apresentada em São Paulo no Instituto Tomie Ohtake em 2018, com itinerância em Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão em 2019, atingindo grande repercussão nas duas mostras e contando com uma extensa agenda de atividades educativas em diálogo com a ecologia social.

As desmontagens das duas exposições, pensadas desde o início pela artista e pela curadora, foram pautadas pela sustentabilidade, ressignificando todos os materiais usados, desde a expografia às esculturas, direcionando-os à doação para reutilização. O material utilizado na construção da expografia foi para centros culturais descentralizados, e obras de arte foram destinadas para 20 instituições educacionais e culturais, como Centro Cultural Bongar - Nação Xambá, EREM Assis Chateaubriand, Instituto Joaquim Nabuco, em Recife. Em São Paulo algumas obras foram doadas para o Espaço Clariô, das Clarianas.

Tornar sustentável um pensamento e sua materialidade são formas de construir outras relações com o coletivo; ao ressignificar a natureza e seus recursos, o planeta será outro.

São Paulo

Em São Paulo, a exposição Quando a vida é uma euforia de Joana Lira ocorreu entre 23 janeiro e 4 março de 2018 no Instituto Tomie Ohtake, atingindo um público de 22 mil pessoas, segundo relatório da equipe do educativo coordenada por Felipe Arruda.

A abertura contou com a presença de mais 600 pessoas dançando ciranda ao som ao vivo de Antônio Carlos Nóbrega, Maurício Badé e Mestre Nico, e o encerramento teve a apresentação especial da multiartista Flaira Ferro e do músico Maurício Badé.

Durante a temporada, apresentou uma extensa programação educativa: oficinas de estampas, fantasias, tocar instrumentos musicais, contação de história, conversa com a artista, performance e apresentações artísticas.

A mostra foi contemplada pela Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, através de incentivo da lei de cultura estadual do ProAC, e teve como patrocinadores empresas parceiras que acreditaram no poder do conteúdo da exposição, como preservação, fomento e expansão da história e da cultura de Pernambuco, tão logo brasileira.

Em São Paulo, a exposição foi contemplada pela Lei do ProAC, e patrocinada por Tok&Stok com apoio da L'Occitane, Fit, Dalle Piagge, Editora Nova Fronteira, Branco Casa, Frutos da Amazônia.

 

Recife​

A exposição Quando a vida é uma euforia de Joana Lira teve itinerância para Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, entre 15 de janeiro e 16 de março de 2019. Ela atingiu um público de 13.500 pessoas em 48 dias de exposição; segundo a instituição, a maior em público na época, em 2019.

A abertura recebeu a presença do Caboclo de Lança de 'Mestre Nico' e do Afoxé Omô Nilê Ogun Já, coordenado por Maurício Badé. O encerramento teve apresentações especiais da cena cultural pernambucana, como a multiartista Flaira Ferro, dos percussionistas Lucas dos Prazeres e Maurício Badé, da Som da Rural com o comunicador social Roger de Renor. Maurício Badé, músico e percussionista pernambucano, foi o diretor musical da exposição.

Durante a temporada, a programação do educativo recebeu grupos de 14 escolas públicas e comunidades. As atividades paralelas contaram com oficinas de fantasias, stencil, brincadeiras, danças regionais, música e instrumentos musicais, contação de história, conversa com a artista, curadora e apresentações artísticas. A mostra possibilitou a inclusão de vários grupos ao investir em acessibilidade, usando audiodescrição, libras, inglês e mobilidade, além de fomentar artistas locais.

A mostra foi contemplada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal pelo incentivo à lei da cultura federal, Lei Rouanet, e teve como patrocinadores empresas locais, estatais e privadas, que acreditaram no poder do conteúdo da exposição como preservação, fomento e expansão da história e da cultura de Pernambuco, tão logo brasileira. Foram elas: Compesa, Grupo Parvi, CEPE, Copergás, com co-patrocínio da Empetur, Departamento de Esporte e Lazer do Governo de  Pernambuco e Prefeitura de Recife, com apoio da Ekaut e Cromotela, produzida pela Atmosphera Ateliê de Conteúdo e Relicário Produções.

When life is euphoria - developments between the educational and dismantling the exhibition

“With the sensitive and potent curatorship of Mamé Shimabukuro, which had the task of bringing the creation of this admirable artist to an intimate space, where we could see the creative perspective of Joana on her passion for carnival, such a popular festivity with so much symbolism, and who delivered her art in massive scale to brighten the carnivals. The result of this assembly was splendorous, an exhibition with an artistic trajectory that instigates the viewer towards protagonism, activating the memory and the senses of each visitor.”

Carla Valença | Relicário Produções


 

The exhibition When life is euphoria was shown in São Paulo at the Instituto Tomie Ohtake in 2018, and later traveled to Recife, at the Centro Cultural Cais do Sertão in 2019, attracting great repercussion in both occasions and promoting an extensive schedule of educational activities in dialogue with social ecology.

The dismantling of both exhibitions were designed from the start by the artist and the curator to be based on sustainability, giving new meanings to all used materials, from the expography to the sculptures, donating them for reuse. The materials used for building the expography were received by decentralized cultural spaces, while the artworks were given to 20 educational and cultural institutions, such as Centro Cultural Bongar - Nação Xambá, EREM Assis Chateaubriand and Instituto Joaquim Nabuco in Recife. In São Paulo several works were donated to the Espaço Clariô of the Clarianas.

Making a thought and its materiality sustainable are ways to build different relations towards the collective; in giving new meaning to nature and its resources, the planet will be another.

 

São Paulo

In São Paulo, the exhibition When life is euphoria by Joana Lira took place between January 23 and March 18 2018 at Instituto Tomie Ohtake, reaching 22,000 attendees, according to a report by the educational team led by Felipe Arruda.

The opening had the presence of over 600 people dancing ciranda to the live music of Antônio Carlos Nóbrega, Maurício Badé and Mestre Nico, while the closing ceremony had a special performance by the multiartist Flaira Ferro and the musician Maurício Badé.

During the season, the exhibition held an extensive program of educational activities: print workshops, costume workshops, instrument playing, storytelling, talks with the artist, and art performances.

The exhibition was funded by the State of São Paulo Department of Culture through the ProAC grant, and was sponsored by partner companies that believed in the power of the exhibition’s content and in preserving, promoting and expanding the history and culture of Pernambuco, that is to say, of Brazil.

In São Paulo, the exhibition received a grant through the ProAC Law and was sponsored by Tok&Stok with support by L'Occitane, Fit, Dalle Piagge, Editora Nova Fronteira, Branco Casa, Frutos da Amazônia.

 

Recife

The exhibition When life is euphoria by Joana Lira traveled to Recife, at Centro Cultural Cais do Sertão, being shown from January 15 to March 16 2019. It reached an audience of 13,500 people in 48 days; according to the institution, its largest attendance in 2019.

 

The opening had the presence of Mestre Nico’s Caboclo de Lança, and the group Afoxé Omô Nilê Ogun Já, coordinated by Maurício Badé. The closing ceremony had special presentations from the Pernambuco cultural scene, such as the multiartist Flaira Ferro, the percussionists Lucas dos Prazeres and Maurício Badé, and Som da Rural with the social communicator Roger de Renor. Maurício Badé, musician and percussionist from Pernambuco, was the exhibition’s music director.

 

During the season, the educational program received groups from 14 public schools and communities. These parallel activities included costume and stencil workshops, games, regional dances, music and music instruments, storytelling, talks with the artist and the curator and art performances. The exhibition facilitated the inclusion of different groups by investing in accessibility, through audio description, Brazilian Sign Language, English and mobility, besides promoting local artists.

The exhibition was stimulated by the Federal Government Ministry of Culture through the Rouanet Law of stimulus to culture, and was sponsored by local companies, both state-owned and private, that believed in the power of the exhibition’s content and in preserving, promoting and expanding the history and culture of Pernambuco, that is to say, of Brazil. They were Compesa, Grupo Parvi, CEPE, Copergás, with co-sponsorship by Empetur, State of Pernambuco Sports and Leisure Department, Municipal Government of Recife, with support by Ekaut and Cromotela, produced by Atmosphera Ateliê de Conteúdo and Relicário Produções.

[PT]
[EN]
bottom of page