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#140 CARACTERES

MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM)  SÃO PAULO • 2014

A mostra #140 caracteres foi um processo coletivo de 20 curadores reunidos pela transdisciplinaridade sob coordenação do curador do Museu de Arte Moderna em São Paulo (MAM), Felipe Chaimovich, e gerou a exposição #140 caracteres, resultado do primeiro laboratório de curadoria do museu. Segundo o MAM, foi uma iniciativa pioneira no Brasil, na qual o Departamento de Curadoria uniu-se aos demais setores para aprofundar o debate sobre a atividade curatorial, o que resultou na criação coletiva da exposição com obras do acervo. 

 

Por um lado, a reflexão crítica foi estruturada pelo livro O Pensamento Selvagem, de Lévi-Strauss, por outro, pelas manifestações de 2013 organizadas pelo Movimento Passe Livre. O Twitter, fio condutor da mostra, chamou atenção pela própria demanda da mídia, textos escritos em 140 caracteres, em linguagem das redes sociais, além de seu papel central na conjunção de pessoas para as manifestações daquele ano. Originou o nome da exposição, bem como seu formato, pois foram selecionadas 140 obras do acervo do MAM que tematizam a mobilização política. As obras foram pensadas como paisagem urbana na Grande Sala. Na sala Paulo Figueiredo estavam as obras que lembravam o golpe de 1964.Os dois momentos se destacavam e se contrapunham.

 

Além disso, a prática da curadoria resultou em estágios em departamentos diversos do museu. A exposição abriu o calendário do MAM em 2014 e serviu de cenário para o documentário do diretor Spike Lee.

The #140 characters exhibition was a creative process carried out by 20 curators brought together through  interdisciplinarity under the supervision of MAM curator Felipe Chaimovich, and presented the results of the museum’s first curatorship laboratory. According to MAM, it was a pioneering initiative in Brazil, in which the Curators Department came together with other sectors in order to deepen the debate around curatorial activity that resulted in the collective creation of the exhibition with works from the museum’s archive. 

 

On one hand, critical reflection was structured according to Lévi-Strauss’ The Savage Mind, and on the other by the 2013 protests organized by Movimento Passe Livre. Twitter, the exhibition's guiding line, drew attention to writing in 140 characters in the language of social media, being responsible for activating people for the protests of that year. This gave the exhibition’s title as well as its format, where 140 works from the museum’s archive were selected, with political action as the guiding theme. The works were displayed like an urban landscape in the Great Room. In the Paulo Figueiredo room were works that remembered the political activities of 1964. Both moments were counterposed and drew attention to this.

 

Apart from this, the curatorial practice resulted in internships in different departments in the museum. The exhibition started off MAM’s 2014 calendar and served as a set for filmmaker Spike Lee.

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Coordenação

Felipe Chaimovich

 

Curadores

Alunos do Laboratório de Curadoria

 

Artistas

Vide Catálogo

 

Realização

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Produção

Curadoria MAM

Projeto expográfico

Una Arquitetos

Design Visual

Estúdio Campo

Vídeo

Isabel Villalba e Guilherme Tosetto

Fotos

Karina Bacce e acervo pessoal

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