' Quando a vida é uma euforia '
A exposição “Quando a vida é uma euforia” apresenta o carnaval do Recife através do universo particular da artista gráfica pernambucana Joana Lira, que ao longo de dez anos criou o projeto de intervenção urbana e identidade visual desta festa. O fio condutor da exposição é o afeto e a territorialidade propostas pela linguagem gráfica da artista, resultado da mistura entre a apropriação contemporânea da espacialidade, do uso da cidade e dos signos folclóricos presentes no imaginário cultural de Pernambuco.
' Minha Sorte é o OlhO que Eu Tenho '
O documentário ' Minha Sorte é o OlhO que Eu Tenho ' apresenta uma das maiores coleção de Arte Popular Brasileira, contextualizando 'a coleção e o colecionador, a arte e o artesão'. Sendo o fio condutor, o objeto como extensão do sujeito.A estrutura do roteiro segue a seguinte coluna:
•Colecionador •Arte Popular •Educação •Coleção •Religiosidade
Fontes de pesquisa: Mario de Andrade por Telê Ancona Lopez, Flávia Toni e Marcos Antonio de Moraes. Arte da fuga de Bach por Sidney Molina
.
' Trans Forma Ação '
A espinha dorsal deste trabalho é a relação do ser humano com o espaço habitado, seu entorno e as suas manifestações cotidianas.
A delicadeza é a amplitude maior pensada como uso para o meio da rua, para o meio da cidade, como respiro e contemplação para o transeunte.
Modificar o comportamento humano sob diferentes oticas. Esse estudo sistemático do comportamento humano em diferentes contextos por meio da observação e alteração das contingências em operação, contribuindo, dessa forma, para um ambiente mais saudável.
Esse projeto tem o intuito de chamar atenção pela delicadeza de poder atuar no meio da cidade de São Paulo, primeiramente no bairro da Vila Madalena, com o intuito da preservação do poder constituinte dada já pelo próprio nome “ Vila”, fazer uso . Essas ações serão em formato de happening, através das junções das artes: dança, artes visuais e música.
Fontes de pesquisa:
Cidades para Pessoas, Jan Gehl
Artes Visuais na Cidade: Relações Estéticas e Constituição dos Sujeitos
Walkscapes, Francesco Careri
Formato: Happening
Artistas participantes:
• Ricardo Castro - Artista Visual que atuará com a performance “ Assopra” (http://www.abravana.com/Assopre)
• Heloisa Nilo - Artista plástica, intervenção em cobre e prata, seu trabalho são “esculturas com fios - que não esboroam-se como poderia se esperar, mas se mantém firmes, como se a delicadeza na verdade pudesse sustentar tudo e fosse a mais imponente das virtudes, forte e sutil ao mesmo tempo.” (http://vimeo.com/70348161)
• Daniela Augusto - artes do corpo
• Raphael - musico, abilidoso do instrumento de sopro didjeridoo. O instrumento, segundo alguns historiadores, é o instrumento musical mais antigo do mundo e considerado por alguns povos um intrumento sagrado.
• Badé
Local: Praça Rafael Sapienza (Rua Filinto de Almeida – Rua Costa Lobo)
Data: 01/ 11 / 2014
Horario: 12h00
Tempo de duraçâo: 1h
' #140 caracteres '
#140 CARACTERES a rede social Twitter, principal articulador pelas ativações das manifestações políticas de 2013. A mostra foi estruturada em dois momentos políticos, o cinquentenário da ditadura mais as manifestações públicas de 2013 em dialogo com o livro 'Pensamento Selvagem' de Lévis Strauss. Foi a experiência do primeiro laboratório de curadoria do MAM_SP, de Felipe Chaimovich, a partir da transdisciplinaridade de 21 curadores.
.